Nascido em Fão, concelho de Esposende, Carlos Rio, para além dos objectivos óbvios de uma profissão, com as actividades que organiza, com os trabalhos que edita e fruto das fotografias que faz, os princípios e os objectivos que o regem são os mesmos desde o início da sua actividade como fotógrafo naturalista: partilhar conhecimentos, dar a conhecer as espécies e esperar que as suas fotografias mudem algumas mentalidades no que à conservação e preservação da natureza diz respeito.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Fotógrafo convidado, António Luís Campos
Fotojornalista apaixonado por temáticas ambientais, é colaborador regular da National Geographic Magazine, com meia centena de trabalhos publicados. Membro do colectivo 4SEE Photographers, expôs já em diversos países e publicou três livros em nome próprio: Metamorfose, uma viagem pelo mundo das borboletas de Portugal, À Beira da Água e Geografia da Esperança, ambos sobre o território do Centro do país. Desenvolve ainda uma intensa actividade como formador de fotografia, liderando ainda viagens fotográficas com a agência Nomad.
sábado, 29 de dezembro de 2012
Fotógrafo convidado, Eduardo Barrento
Eduardo Barrento (1968, Torres Novas). A ligação à natureza e à imagem começou cedo: ainda
antes de saber escrever já desenhava animais. Alguns anos mais tarde, na Faculdade de Belas Artes
de Lisboa (Escola de Artes), descobriu uma nova paixão: a fotografia. Trabalhou alguns anos como
fotojornalista, na área do desporto. Mas a paixão pelos animais levou-o a dedicar-se à natureza de
Portugal, especialmente a vida selvagem, tendo publicado em várias revistas nacionais e
internacionais, como a National Geographic Portugal ou a Ficedula (Suiça). Ganhou vários prémios
com destaque para o Visão/BES em 2008, atribuído por um júri internacional, sendo a primeira e
única vez que, na categoria Natureza, foi premiada uma fotografia de um animal selvagem.
Atualmente dá conferências e workshops e usa a fotografia como base de um projeto de Educação
Ambiental e Patrimonial em Alcobaça.
Fotógrafo convidado, Gonçalo Lemos
Gonçalo Lemos. O seu interesse fotográfico começou a ser despertado em grande parte devido à paixão pelo ambiente natural que sempre o rodeou. O Pinhal de Leiria e o ribeiro de S. Pedro foram os grandes inspiradores devido à sua beleza natural.
Desde 2005 que se dedica em grande parte à fotografia de natureza, tendo-se especializado principalmente em fotografia nocturna. Vencedor de vários prémios nacionais e internacionais, possui trabalhos publicados em vários sites sobre fotografia nocturna e astrofotografia. Amante da natureza no usufruto, na sua forma de viver e na fotografia.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Fotógrafo convidado, Francisco Calado
Francisco Calado 1963.Desde muito novo sentiu grande admiração pelo mundo natural. Vendo aumentar gradualmente essa paixão, rapidamente percebeu a necessidade de captar a sua beleza através da fotografia, o que faz há mais de 20 anos.A natureza e a fotografia têm-no acompanhado de uma forma tão intensa que se converteram, não numa forma de ganhar a vida, mas de viver a vida. As suas fotografias reflectem a sua preferência, dando maior relevo à componente artística do que à documental. Actualmente integra diversos projectos pessoais e colectivos, tais como: Olhar a Natureza, Wildlife Moments e Green Captures.
Fotógrafo convidado, Rui Guerra
Com uma carreira de 20 anos na área da fotografia subaquática, Rui Guerra dedicou mais de 13 anos a competições splash-in nesta área, tendo conseguido títulos inéditos em Portugal, como o título de Vice-Campeão do Mundo na geral, ou o de Campeão do Mundo numa categoria. Aos seis 6 títulos de Campeão Nacional, somam-se muitos outros prémios nesta modalidade. Grande parte da sua actividade tem sido dirigida para a formação em fotografia subaquática, através de cursos, workshops e viagens para fotógrafos. É o autor do único livro técnico português sobre o tema: "Manual Prático de Fotografia Subaquática", ed. Dinalivro.
Tem feito também vários trabalhos de consultoria e apoio de imagem subaquática com várias produtoras.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Fotografo convidado, Hélio Cristovão
Hélio Cristóvão (Alenquer, Portugal, 1981), formado em topografia e fotógrafo profissional residente em Sintra. O seu estilo de trabalhar a luz e composição procura a fotografia artística e interpretativa de paisagem ou detalhes naturais.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Fotografo convidado, Jacinto Policarpo
Nascido no ano de 1981 na cidade do Montijo, durante toda a sua infância e adolescência praticou desporto, estando sempre relacionado com a Natureza e Atividades ao Ar Livre. Tornou-se Professor de Educação Física, mas a sua ligação com o campo e a Natureza sempre tiveram presentes.
Iniciou-se no mundo da Fotografia de Natureza em 2008, sempre com o objectivo de através da sua visão do mundo natural, promover a divulgação e conservação das especies e dos mais belos recantos naturais.
![]() |
Serra da Estrela, Foto: Jacinto Policarpo |
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
O Encontro de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem de Vouzela, conta já com duas e edições e encontra-se em fase de preparação da terceira. Numa óptica de expansão e crescimento, motivados pelo sucesso das duas primeiras edições, o encontro passará a denominar-se Cinclus - Festival De Imagem De Natureza. O nome científico do Melro-de-água, emblemático da região de Vouzela/Serra do Caramulo, passa agora a dar também corpo simbólico ao nome do Festival, acolhido desde o primeiro momento pela Vila e Município de Vouzela, local onde continuará a realizar-se, este ano nos dias 26 e 27 de Janeiro de 2013.
Subscrever:
Mensagens (Atom)